• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Trilha para Costa da Lagoa por Ratones

13.11.2017

Olá, pessoal, tudo bem?

 

Olha, quando você toma gosto por algo, quer fazer sempre, não é mesmo? Pois bem, eu fui picada pelo bichinho das trilhas e quero contar sobre mais uma incrível que fiz.

 

E o bom desta trilha é que ela te apresenta vários “bônus”, como uma cachoeira e ótimos restaurantes na beira da Lagoa, além de um visual encantador <3

 

Quer saber mais sobre a trilha do Ratones para a Costa da Lagoa?! Então eu te conto!!

 

Domingo, 05 de novembro de 2017

 

Novamente fui com a galera do grupo Trilheiros de Floripa. Nos encontramos no nosso ponto de encontro no centro de Florianópolis, às 08h30 e seguimos rumo ao bairro Ratones.

 

Como chegar: Basta seguir pela SC-401, sentido Norte da Ilha e entrar à direita no acesso ao Ratones. Tem placa sinalizando. Depois é só seguir em frente na Estrada Antônio Damasco e logo você vai estar em uma estrada sem asfalto. Pronto, você está quase chegando no início da trilha. No final dessa rua você vai ver a ASUDESC, por ali você já pode deixar o carro ou, se preferir, pode subir um pouquinho mais. Apesar de ser íngreme, é possível subir com o automóvel e deixar em um ponto mais acima. Tem uns pequenos espaços por lá para deixar o carro, mas, para ser bem sincera, não aconselho, não. Melhor fazer esse trecho caminhando mesmo.

 

 Nas fotos: local onde deixamos os veículos e iniciamos a trilha

 

Início

 

Carros devidamente estacionados, iniciamos a nossa caminhada. Tem placas de sinalização, não tem como se perder. Você vai passar por algumas residências por ali. O percurso começa com trechos com bastante areia, pedregulhos e com uma subidinha tranquila. Logo depois tem a parte onde a trilha é bem demarcada com dois caminhos de concreto, e essa parte tira o fôlego... É uma “senhora subidinha”, viu! rs

 

 Os trilheiros!!! Galera boa!!!!

 

Subindo, subindo!!

 

E aqui neste ponto, que mostra a foto abaixo,  é o limite para você chegar de carro, e aí sim, começa a “trilha de verdade” (ué, mas já não tinha começado??!!! Eu já estava colocando os bofes para fora rs)

 

Vire à esquerda e seja feliz!!!! 

 

 

E vou dizer que o trajeto a seguir é bem tranquilo, nós ainda pegamos alguns pontos escorregadios, pois choveu um pouco no dia anterior, mas achei tranquilo. Claro que tem que ter atenção, pois tem bastante pedras, pedregulhos, gravetos, mas é tudo muito lindo. Você lá, no meio da mata, ouvindo o barulho dos pássaros, dos saguis... Enfim, aproveite bem o caminho. É uma delícia.

 

 Mais uma placa indicando o início da trilha... São vários "inícios" rs

 Lugar delícia

 

E aí, depois de umas boas pernadas, você começa a avistar toda a exuberância da Lagoa <3

 

 

 

Olha esse caminho feito com troncos. 

 

 

E o outro com pedras. 

 

 

E aí você deve estar querendo saber qual a extensão dessa trilha né? Pois bem, eu fiquei com um pouco de dúvidas, já que lá no início tem uma placa sinalizando 1.300 m. Depois, quando você chega no caminho da Costa tem uma placa, para quem está retornando (foto abaixo), que marca 1.800 metros. Em alguns sites tem a informação de 3 km, outros 2,5 km. Então, o que eu deduzi: Dependendo de onde você deixa o carro, já vai estar contando com o teu percurso, certo? E depois que você chega na Costa, dependendo de até onde você vai, já altera também. Então, acredito que o trecho de 1.300 m seja somente ali daquele ponto que termina a parte com concreto, até ali onde você vira a direita o caminho da Costa. Deu para entender? rs

Enfim, gente!! Você vai levar uns 50 minutos para ir do Ratones até a Costa da Lagoa, se não parar muito.

 

 A "dita" placa que marca 1.800 m para quem está voltando...

 Galera animada no limite entre a trilha e o caminho da Costa

 

 

Continuando...

 

Quando você começa o caminho costeando a Lagoa, dá uma vontade de ficar por ali só contemplando tanta beleza. Logo você começa a ver as casas dos moradores e os próprios moradores, que são sempre muito simpáticos.

 

 

 

 

 

 

Cachoeira

 

Antes de pararmos para almoçar, fomos na cachoeira. Ela estava meio seca neste dia, mas não menos bonita.

Cuidado tá?! As pedras são beeeeeeeeeeeeeeeeem escorregadias!! Tenha muita atenção!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Almoço - Restaurante La Costa (ótimoooo)

 

Eu amo a Costa da Lagoa. Já fui algumas vezes, mas sempre com os barquinhos, nunca pela trilha. E desta vez, com os amigos trilheiros, fomos no Restaurante La Costa, por indicação do Paulo.

Amei!!! Amei o atendimento, amei o ambiente, amei a comida, amei os preços e amei que, no final, eles ainda te trazem pastelzinho de banana com café <3

Obrigada, Dona Marlene e Walter. Super recomendo! Fica no ponto 16.

 

 

 

 O deck do La Costa

 

 Me sentindo em casa ( é assim que você se sente no La Costa <3 )

 

 

 O quintal do restaurante, que tal?!

 

Depois de encher a barriguinha, hora de voltar. Ah, se você não tiver que pegar o carro/moto/bicicleta, você pode optar por voltar de barquinho. Geralmente tem de 1 em 1 hora, com vários pontos ao longo da Costa. Se tiver dúvidas, é só perguntar para o pessoal ali. É bem tranquilo.

 

E aí, gostaram? Bora fazer?

 

Beijos e até a próxima,

 

Simone Malagoli

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Veja também

Please reload