• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Os encantos da Serra Catarinense: Morro da Igreja e Trilha Cascata do Avencal

07.12.2017

Mais uma vez quero falar sobre a Serra Catarinense, que não cansa de ser linda! E o assunto agora é o Morro da Igreja, com a famosa Pedra Furada e a Cascata do Avencal, com direito a uma trilha muito legal.

 

Bora lá?!

 

 Na estrada

 

 

Antes de mais nada, quero dizer que se a desculpa de não ter dinheiro é o principal motivo de você ficar trancada, trancado dentro de casa, ela não cola não, viu!! rs Sério, tem coisas incríveis bem pertinho de você, e praticamente de graça!

 

E eu vou contar alguns exemplos agora!

 

Morro da Igreja e Pedra Furada

 

Para subir em um dos picos mais altos do Sul do Brasil, você não precisa pagar, mas tem que fazer reserva antes. No outro passeio que fiz para a Serra, acabei vacilando e não consegui subir. Então, fique atento nesse detalhe!

 

Para fazer a visitação você precisa da autorização do ICMBio. O telefone é (49) 3278-4994 ou pelo e-mail agendamentoparque@hotmail.com e aí, no dia, você tem que passar na sede para a retirada da liberação.

 

O Morro da Igreja pertence ao Parque Nacional de São Joaquim e está localizado na divisa entre os municípios de Bom Jardim da Serra, Urubici e Orleans. Com 1.822 metros de altura, é considerado um dos lugares mais frios do Brasil. Tanto que ali foi registrada a menor temperatura do país, em 1996 fez 17,8 graus negativos. Pensa no frio!! A região atrai muitos turistas, em todas as estações, claro que no inverno a procura é maior.

 

 

Na subida 

 

Bem, a subida de carro é tranquila, todo o caminho é asfaltado, mas é bom tomar cuidado, pois em alguns pontos a estrada é bem estreita. E o visual é encantador!

 

 

No topo do morro você tem uma vista privilegiada dos cânions, a natureza exuberante e claro, a famosa Pedra Furada. É uma delícia ficar ali admirando esse belo cenário. Vale levar aquele bom e velho chimarrão e deixar o tempo passar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando descer (ou antes de subir) você também pode visitar a Cascata Véu de Noiva, que já contei aqui neste post.

 

Pousada Quintal do Avencal

 

Ficamos nessa pousada, principalmente por conta da localização, já que tínhamos programado fazer a trilha para a Cascata do Avencal, e ela fica bem no caminho. E foi uma boa escolha. A pousada fica em meio à natureza, com muitos animais, que fazem a alegria das crianças e também dos adultos, assim como eu. Os cachorrinhos jamais esquecerão da “tia Felícia” aqui kkkkkk

 

 

 

 

 

 

 

Além desse contato direto com a natureza, a pousada tem sala de jogos, piscina e um café da manhã bem gostoso, que está incluso no valor da diária.

 

 

Para quem gosta de natureza, é uma boa opção. Para mais informações, acesse o site Pousada Quintal do Avencal 

 

 

Trilha Cascata do Avencal

 

Depois do café, fomos nos aventurar na trilha para a Cascata do Avencal. Nessa parte, por baixo da cascata, você não precisa pagar. Na parte de cima, como é propriedade particular, você paga uma pequena taxa. Lá tem até tirolesa! Veja as informações na página do Facebook do Parque.

 

Mas, dessa vez, eu fiz a trilha, que é na parte de baixo. Como disse, a pousada já fica no “meio da trilha”, a cascata fica a 2 km.

 

 Início da trilha a partir da pousada

 

E é daquele jeito, em meio a natureza, com um caminho largo e não asfaltado na maior parte do trajeto, tem uma parte com uma mata um pouco mais fechada e já próximo da cascata, são pedras. Muitas pedras grandes. Ali exige cuidado, viu! Não aconselho ir em dias chuvosos, pois as pedras ficam muito escorregadias e também não chegar muito próximo da queda-d´agua, pode ser bem perigoso. Vá com calçados apropriados.

 

 

É uma sensação de paz ficar tão próximo da cascata de mais de 100 metros de queda livre. É uma delícia!

 

 

 

 

 

 

 

Como chegar

 

Se você não estiver hospedado nessas pousadas que ficam “ao pé da cascata”, o caminho é pela SC 416, saindo de Urubici, sentido São Joaquim. Do seu lado direito tem uma placa da Pousada Quintal do Avencal. Segue por ali.

 

 Essa é a placa

 

Posto Serra Azul

 

Ah, esse passeio vale uma paradinha também no café do Posto Serra Azul, bem no centro de Urubici, um lugar bem bacana, boas opções para um lanche e um ótimo atendimento. Obrigada, Sr. João! Olha só que legal!!

 

 

 

 

Bem, essas são mais uma dicas preciosas para quem precisa renovar a energia. E quem não precisa né? Vou até encerrar esse post com uma frase que li num quadro na pousada: “Não há tempo para tédio em um mundo tão lindo como este”.

 

Só li verdades!! rs

 

Beijos e até a próxima!!

 

Simone Malagoli

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Veja também

Please reload