• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Trilha da Pedra Branca, mais uma ótima opção para os aventureiros

10.09.2018

Localizada entre os municípios de Palhoça e São José, na Grande Florianópolis, a trilha da Pedra Branca é uma das mais conhecidas da região e com uma infinidade de lendas no currículo. Em uma matéria publicada no ND Online, moradores mais antigos contam que, durante a Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas subiram para se esconder no alto do morro e algumas nunca mais desceram. Outra lenda diz que no período da Revolução Farroupilha, um comerciante rico de Palhoça teria escondido um baú precioso por lá e morreu antes de resgatá-lo, mas nunca ninguém encontrou hehe. Outras lendas envolvem um motoqueiro que ficou empolgado com a subida e passou direto, caindo no penhasco e tantos outros aventureiros que, alucinados, se jogaram achando que conseguiriam voar. Bem, lendas a parte, a realidade é que a Pedra Branca se tornou um lugar incrível para se aventurar. Claro que, em segurança!! Please.

 

Como chegar

 

Nosso ponto de encontro, com toda a galera, foi no Posto Ale, na marginal da BR-101, um pouquinho antes do Continente Park Shopping, para quem está seguindo no sentido Sul. Aí com todo o povo reunido, seguimos em comboio pela SC-281, que é logo ao lado do posto, só virar a direita e seguir em frente. Depois você tem que virar a esquerda em outro posto Ale que tem pelo caminho, ali você vai dar “de cara” com o portão de entrada da Eletrosul, segue por ali a direita e, nessa esquina aqui da primeira foto abaixo, vire à esquerda, vai passar por uma ponte pequena de concreto, siga novamente à esquerda em uma estrada de chão, vai passar por outra ponte e logo você verá um local para estacionar próximo de um galpão de uma empresa com teto azul. Pronto, você chegou ao ponto de partida mais comum para subir na Pedra Branca. Bem explicadinho, diz aí!! rs

 

 Essa esquininha aqui, vire à esquerda

 Estrada de chão antes da segunda ponte

 Lugar para estacionar os veículos

 

Só seguir aqui, à direita, que você já vai iniciar a trilha 

 

A trilha

 

Logo no início da trilha encontramos o “Dé da Pedra Branca”, que é quem mantém a trilha conservada, inclusive limpando as bicas d´agua que existem pelo caminho. Querido!

 

 Esse é o Dé da Pedra Branca

 Galerinha animada para iniciar a aventura

 

Oh ali a nossa meta desse domingo 

 

Nós iniciamos a subida às 09h42 e vou dizer que é um trecho bem tranquilo e gostoso de fazer. Apesar de ser chão batido, com muitos desníveis, não oferece qualquer tipo de problema, claro, se você for devagar e prestando atenção por onde pisa. Fora que tem a sombra e o frescor da mata. Ah, e o som dos pássaros <3 É uma paz! Com certeza!

 

 

  

Logo aqui no início tem esse outro caminho à esquerda, pareeeece que também é uma opção, mas a melhor é seguir reto mesmo, foi o que fizemos.

 

 Continuamos "reto toda a vida" aqui rs

 

Aproveite para descansar um pouquinho nos troncos que encontrar pelo caminho hehe.

 

 

 

Bem, aqui sim nós pegamos esse caminho à esquerda, você vai ver essa placa na árvore e é por ali que você pode seguir. Se seguir em frente, também vai sair lá no topo, inclusive nós voltamos por ali. Esse caminho à esquerda é um pouco mais curto e um pouco mais íngreme, mas nada muito difícil.

 

 Tá vendo a plaquinha na árvore?

"Cambas às esquerda" aqui 

 E segue...

 Degraus com as raízes? Temos!!

 

Só lá, mais próximo do topo, quando você sai do meio da mata e que consegue ter uma visão das cidades é que fica um pouquinho mais complicada a subida, principalmente porque não tem mais muitas sombras das árvores para dar um alívio, o caminho fica mais estreito e mais íngreme. O bom é que logo você chega no pico!

 

Primeiro ponto de observação, após passar pela mata fechada​

 Se der zoom nessa foto vai ver um aglomerado de gente lá em cima da pedra rs

 Reta final!! Quase chegando ao topo!!

 

Lá de cima

 

Nós chegamos lá às 11h09, quase 1h30 de subida, claro que tem gente que faz em um tempo menor e outras em um tempo maior. A nossa subida foi bem de boas, sem afobação, parando para respirar quando precisava.

 

 

 

Falar que a vista lá de cima é incrível é meio que “chover no molhado”, né? hehe Mas preciso dizer simmm que a vista é incrível, é linda e é um presente para o esforço da subida! De lá você consegue avistar quase todos os municípios da Grande Florianópolis. A famosa Pedra Branca se ergue a 500 metros de altitude e cientistas afirmam que o morro da Pedra Branca tem mais de 120 milhões de anos. Demais!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aniversário nas alturas

 

E neste dia 09 de setembro a nossa amiga Léo comemorou mais um ano de vida e claro, teve parabéns lá naquele cenário maravilhoso. Nada mau comemorar o aniversário assim, né? Parabéns, negaaaaaaaaaaaa!!!

 

 

 

 

Depois dos parabéns e do lanchinho, mais fotinhos! hehe. Por falar em fotinhos, é sempre bom lembrar de ter prudência! Nessas duas próximas fotos, nesse lugar lindo, eu só fui pois estava bem segura com o suporte do Paulo. Não se arrisque!

P.S Obrigada, Paulo Rogério Afonso da Silva Sauro rs

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas importantes 

 

  • Tome muito cuidado, principalmente, lá no topo. Tem muitas pedras e uma bobeira você pode escorregar. Tenha muita atenção. Vi muitas famílias subindo, inclusive com crianças, então, atenção redobrada;

  • Levar água, no mínimo 1 litro por pessoa;

  • Levar lanches leves, sanduíches, barrinhas de cereais, frutas;

  • Protetor solar! Não esqueça!

  • Boné, roupas leves e calçado adequado;

  • É bom passar repelente também;

  • E claro, sua câmera/celular, você não pode deixar de fazer registros desse lugar lindo;

  • Não vá sozinho (a) ou com quem não conhece a trilha;

  • E o mais importante: preserve a natureza, não leve nada de lá, apenas o seu lixo e as boas lembranças!

 

Aproveite a vida!

 

 Veja o vídeo com alguns momentos da trilha da Pedra Branca

 

Beijos e até a próxima,

 

 Turminha boa!! Foi ótimo estar com vocês!! Até a próxima!!

 

Simone Malagoli

 

 

 

Gostou da dica? Então bora dar uma forcinha para o blog!! Faça sua reserva no Booking através do nosso link e você estará nos ajudando, sem pagar nada a mais por isso!! <3

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Veja também

Please reload