• White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Atenas, uma sala de aula a céu aberto

12.11.2018

Sem dúvida nenhuma, quando você estiver em Atenas você será teletransportado para sua infância, sua adolescência, e vai se lembrar de tudo que ouviu dos seus professores sobre o berço da civilização. Vai bater aquela nostalgia e você nem vai acreditar que está pisando neste lugar que é história pura.

 

História à parte, vamos ao que interessa aqui neste blog... O que fazer em Atenas!!

 

Atenas pelo caminho

 

Se você sempre teve sonho de conhecer as Ilhas Gregas, como Santorini e Mykonos, provavelmente você terá que passar por Atenas. Digo isso, pois a maioria dos voos, entre as duas ilhas, faz conexão em Atenas. A não ser que você esteja de carro pela Grécia ou de barco, aí não vai ter esse “problema”. No nosso caso, fizemos esses trajetos com os voos low cost e, entre ficar horas esperando a conexão no aeroporto e ficar um dia em Atenas, a melhor opção foi a segunda.

 

Então, nesse post, vou contar para você o que você pode fazer em Atenas em apenas 1 dia, aproveitando ao máximo esse lugar incrível.

 

Chegada

 

Saímos de Malta rumo a Atenas com voo da Ryanair, como havíamos comprado passagem prioritária, com despacho de bagagem (20 kg despachada + bagagem de mão de 10 kg) não tivemos nenhum problema. Ah, e eles não servem nada de graça no voo, tem opções apenas para compra.

 

 Voo da Ryanair

 

Chegamos em Atenas já no fim de tarde e optamos por pegar um táxi do aeroporto até o nosso hotel. O valor “normal” era de 38 euros, mas com as bagagens (de 4 pessoas), a motora nos cobrou 45. Ela deu uma leve passadinha de perna na gente, pois no táxi da volta pagamos só os 38 euros, com as mesmas malas. Enfim... O trajeto do aeroporto até as proximidades do centro de Atenas é de mais ou menos 20 km, demora um pouquinho para chegar por conta do trânsito.

 

 Atenas vista de cima

 

Onde ficar

 

Se você tem pouco tempo, é melhor você ficar “na cara do gol”, para facilitar a sua vida. Então te indico procurar hospedagem nos bairros Plaka ou Thissio. Um é do ladinho do outro, mas o mais famosinho é o Plaka. Lá você terá muitas opções de bares e restaurantes e tudo isso com a vista da Acrópole <3

 

Noite em Atenas

 

Deixamos as malas no hotel, tomamos aquele banho (não esqueçam disso hahaha) e fomos desbravar a noite de Atenas. Caminhamos pelo bairro Thissio (Thiseio). Nossa, gente, que coisa boa!!! A noite estava linda!! Aquela temperatura gostosa, a lua estava incrível e, além de tudo isso, a Acrópole, toda iluminava nos brindava com tanta beleza. Surreal.

 

Acrópole e a lua <3 

 

Pelas ruas tem feirinha, várias barraquinhas com várias coisinhas legais. Principalmente para você levar de lembrança.

 

 

 

Depois escolhemos um restaurante para jantar. Lá tem várias opções e todos eles seguem o mesmo estilo. Praticamente no escuro, só com a luz da lua e das velas. É um ambiente muito gostoso. Entramos no Chocolat Royal, que nos convenceu pela promessa da vista incrível do terraço. E foi lá que ficamos. Com uma mesinha lá em cima, olhando diretamente para a Acrópole iluminada.

 

 A vista do restaurante

 

 A comida muito sofisticada para o meu paladar de draga hahaha

 

P.S. Infelizmente o prato que pedi não me agradou muito, era muuuito caprichadinho, lindo, mas acho que era muito refinado para o meu paladar acostumado com miojo hahahaha, mas posso dizer que os meus amigos escolheram bem e a comida deles estava uma delícia. Acontece rs.

 

E vou dizer também, que pelo lugar, o valor foi bem em conta. Vale a pena.

 

P.S.2 Usamos o metrô de Atenas, a noite, só para viver essa experiência hehe. Quebramos um pouquinho a cabeça para comprar o ticket, mas deu tudo certo. O metrô que pegamos era uma gracinha, todo colorido <3

 

 Máquina e ticket do metrô

 

Atenas durante o dia

 

Agora vamos para o nosso dia nesse lugar incrível. Acordar cedinho é essencial nesses casos em que você tem pouco tempo.

 

 Ruas vazias em Atenas

 

O dia estava amanhecendo, pouquíssimas pessoas nas ruas, até mesmo as padarias estavam fechadas, afinal era domingo, mas por sorte encontramos uma aberta haha. Tomamos nosso cafezinho grego e seguimos para o nosso roteiro do dia. 

 

Praça Sintagma

 

Comece seu dia pela Praça Sintagma. Esse roteiro é para fazer a pé mesmo. Essa praça é muito bem cuidada, muito verde, muito bom para respirar ar puro e começar bem o dia.

 

Praça Syntagma 

 

Mas além da tranquilidade do lugar, por lá também acontecem muitos manifestos populares, por estar localizada bem em frente ao Parlamento Helénico. Graças a Deus, no dia que estivemos por lá, estava tranquilo hehe.

 

Caminhando pela praça, no sentido da Acrópole, você vai passar pelo National Garden, aquele oásis no centro de Atenas.

 

 National Garden

 

Vai encontrar também o Templo de Zappeion, que foi usado nos Jogos Olímpicos de Verão no ano de 1896, também em 1906 e, em 2004, durante as Olimpíadas de Atenas, foi usado com Centro de Mídia, mas além dos jogos, o Templo também guarda uma série de eventos históricos.

 

Templo de Zappeion

 

Templo de Zeus

 

Como chegamos cedinho, fomos os primeiros a entrar. Abriu às 08h. O bom é que você consegue tirar boas fotos, sem ninguém do fundo hehe. Ah, pagamos 6 euros.

 

 

Apesar de estar bem destruído por conta do terremoto que atingiu a região na Idade Média e também do tempo, já que sua construção iniciou no século VI a.C, você consegue ter uma noção da dimensão que era esse templo. Majestoso!

 

 Templo de Zeus

 Olha lá de fundo a Acrópole, é pertinho para ir andando de um lugar para o outro

 Olha o tamanho disso! Eu fiquei minúscula rs

 

O local é rico em história e tem muitas coisas distribuídas naquele espaço. Nós caminhamos por tudo, mas nem tudo era possível saber do que se tratava, por isso muitas pessoas optam por contratar um guia que vai detalhando cada objeto.

 

 

 

 

 

 Eles estão por toda parte. Esse mora no Templo de Zeus <3

 

Acrópole

 

Depois de passarmos um tempo sentindo toda a magia do Templo de Zeus, seguimos para subir na Acrópole. Pagamos 20 euros. E o movimento já estava bem grande. Muita gente mesmo.

 

 

 

 

 Será que estava cheio?! rs

 

O lugar é imenso e, assim como o templo, tem muitas informações ao longo do local. Algumas coisas eram fáceis de compreender o que é, como é o caso do Teatro de Dionísio, outras precisaria de um guia. Mas se você não tiver, já vale, viu!! A maioria das pessoas, como a gente, vai sem guia mesmo e está tudo certo.

 

 Teatro de Dionísio

 

Chegando no ponto mais alto, você estará ao lado das mais famosas edificações do mundo antigo. As mais famosas e cobiçadas do local são o Erecteion e o majestoso Partenon.

 

 

Erecteion

 Paternon

 

 

E como a Acrópole se ergue a mais de 150m metros acima do nível do mar, você também tem uma visão incrível de Atenas lá de cima.

 

 Amigos felizes <3

 

 

 

 

 

 Pensa no milagre de tirar uma foto assim sem ninguém no fundo kkk

 

Bairro Plaka

 

Descemos da Acropóle e fomos, caminhando, em direção ao badalado bairro Plaka. Tão bom ir curtindo o as belezas pelo caminho. São muitas.

 

 

 

Achamos um lugarzinho fofo para almoçar. O nome do restaurante escolhido foi o Zorbas Restaurant Plaka. Um lugar pequeno, gracioso e aconchegante. Com opções de comida mediterrânea, grega e com opções vegetarianas. O atendimento também foi maravilhoso. Pedimos pratos tradicionais da Grécia. Uma delícia.

 

 

 Salada Grega com o queijo Feta (DELICIOSOOOO)

 

Miga Alê e eu

 

Depois caminhando mais um pouco pelo bairro que é cheio de lojinhas e restaurantes. Bem astral. Amei.

 

 Lojinhas de Plaka

 Happy

 

24 horas muito bem aproveitadas em Atenas e chegou a hora de partir para o aeroporto para o próximo destino: Zakynthos <3 Conto nos próximos posts.

 

Beijos e até a próxima,

 

Simone Malagoli

 

Gostou das dicas? Então dá uma forcinha pra gente!! Quando for viajar, reserve sua hospedagem através do nosso link do Booking. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda <3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Veja também

Please reload